Newsletter subscribe

Frutos do mar, Pratos principais, Receitas

Lagostins a Provençal

Posted: 20 de novembro de 2015 às 11:18   /   by   /   comments (0)

Esta é uma receita que merece destaque, especialmente para os fãs desse pequeno crustáceo. Comprei aproximadamente 2,5 Kg de lagostim o que rendeu 1 Kg sem a casca. O preparo é relativamente simples e o acompanhamento foi arroz com passas, mas também combinaria muito bem com arroz de coco ou arroz de amêndoas.

Os ingredientes (4 pessoas)

1 Kg de lagostim sem casca

2 tomates

1 cebola

2 dentes de alho

azeite

sal e pimenta do reino a gosto

2 colheres de sopa de manteiga

250 ml de vinho branco

tomilho fresco a gosto

1 maço de salsa e cebolinha frescas

meio limão

alecrim (decorar)

A marinada

Lave os lagostins sem a casca e os passe para um recipiente, coloque um pouco de sal e pimenta do reina (não exagere porque você terá tempo de corrigir depois), um dente de alho picado e esprema o suco de meio limão. No final regue com azeite e deixe marinar por aproximadamente 30 min, que será  tempo de preparar o refogado.

O refogado

Coloque azeite em uma frigideira e depois de quente introduza a cebola picada, um dente de alho picado e logo depois dois tomates também picados e sem os caroços. Coloque sal e a pimenta do reino e também o tomilho. Misture bem e refogue por uns 5 min.

A finalização

Remova o refogado e reserve. Utilize a mesma frigideira e coloque um fio de azeite e duas colheres de sopa de manteiga. Passe os lagostins para a frigideira com toda a marinada e refogue por uns 3 min. Coloque então 250 ml de vinho branco (cuidado para não usar um vinho doce) e aumente o fogo. Nesse ponto junte o refogado que estava reservado e acerte o sal e a pimenta do reino se necessário. Misture bem até reduzir bem o vinho e desligue o fogo. Acrescente a salsa e a cebolinha e o seu lagostim a provençal estará pronto! Sirva com o arroz de passas ou outro acompanhamento e decore cada prato com um ramo de alecrim.

O vinhosix flowers

Um prato como esse pede ou melhor, exige, que seja acompanhado de um bom vinho. A opção que escolhi foi o The Six Flowers White Blend 2014, um assemblage da África do Sul das uvas Chardonnay, Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Viognier, Gewürztraminer e Weisser Riesling. Ele passa por 8 meses em barrica de carvalho francês o que resulta em um vinho de cor amarelo dourada com bom corpo, acidez controlada e um bouquet excelente. Esse vinho foi comprado na Wine (wine.com.br) pelo valor de R$ 80,00 já considerando o desconto para assinante. A escolha foi considerada bem acertada para todos que compartilharam desse maravilhoso jantar.

  • Reddit
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • Tumblr
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Digg
  • Delicious
  • E-Mail
  • Facebook

Comentários do Facebook

Comentários

Comments (0)

write a comment

Comment
Name E-mail Website